Silvicultura

Atualmente no Grupo Alvorada a produção de eucalipto tem grande destaque. Este novo segmento está diretamente ligado à produção de madeira para Celulose e Energia. Além dessas finalidades, parte da madeira é direcionada à produção de Maravalha, que é utilizada como forração dos aviários e serve também como barreira sanitária, protegendo-os de agentes externos que possam prejudicar a sanidade e o desenvolvimento das aves.
O ciclo de desenvolvimento da produção de eucalipto dura, em regra, de 5 a 6 anos, podendo demorar um pouco mais, dependendo da finalidade a qual se destina.



De um modo geral o Grupo Alvorada busca uniformidade nos plantios, adaptando clones específicos para determinados tipos de solo, para maximizar a produção de madeira em comparação com plantios oriundos de mudas produzidas por semente.
O sucesso na formação de florestas com alta produtividade depende diretamente da qualidade das mudas, elas devem apresentar características que possibilitem sua resistência às condições adversas encontradas em campo após o plantio, para produzir árvores com o crescimento volumétrico economicamente desejável.
O Grupo Alvorada possui implementos, máquinas e equipamentos próprios, utilizados no processo produtivo desde a preparação do solo, implantação e colheita até a remoção da madeira.



A estrita observância à legislação também faz parte de todos os nossos procedimentos, para assegurar que os requisitos legais, tanto em âmbito operacional como em matéria de segurança do trabalho, sejam respeitados.